Itaúna é um bairro do município de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
“Itaúna” é um termo de origem tupi que significa “pedra negra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e un (“negro”).
O local possui praias de areia branca, onde são realizados campeonatos nacionais e internacionais de surfe e bodyboard.
A Praia de Itaúna (conhecida como “o Maracanã do surfe”) é a mais famosa do município e fica separada da Praia da Vila pelo morro onde está situada a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Na ponta à oeste, fica a Barra da Lagoa de Saquarema, onde, frequentemente, ocorrem provas de motocross. Possui ondas grandes e deslizantes.
Quem quiser, pode se aventurar fazendo um passeio de banana boat.No bairro, mora o antigo roqueiro brasileiro Serguei, fundador do “Museu do Rock”.
A praia mais famosa de Saquarema, onde acontecem disputas nacionais e internacionais de surf e bodyboarding. Seu mar de ondas perfeitas de cor azul esverdeado, suas águas limpas e com bastante peixes, além de muito procurada pelos surfistas é muito utilizada para pesca de vara e de mergulho, que é feito junto às pedras que se encontram nesta praia.
No canto direito da praia pode-se avistar a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, cartão postal de Saquarema, que fica situada no alto morro.
A região apresenta uma boa urbanização com muitas residências de veraneio, bares, restaurantes, hotéis e pousadas.