Bacaxá é um distrito da cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.
É famoso por ser o distrito onde se localiza o Boavista Sport Club, time de futebol que atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Também é conhecido por ser o centro comercial de Saquarema, conta com a ETE Helber Vignoli Muniz, a maior escola técnica do Rio de Janeiro, que oferece vários professores e cursos profissionalizantes, formando técnicos para a população local.
Bacaxá é cortada pelo famoso Rio Bacaxá, principal ponto turístico do distrito.
Atualmente a população local sai do centro de saquarema para fazer compras em Bacaxá, pois, no centro, onde eles chamam de vila, não possui bancos nem um centro comercial forte. Muitas pessoas de fora, ao chegar a cidade, pensam que Bacaxá é o primeiro distrito, isso porque o comércio da cidade concentra-se todo no segundo distrito.
Bacaxá, o centro financeiro de Saquarema
Rua Professor Francisco Fonseca, o coração de Bacaxá
A palavra Bacaxá vem do tupi-guarani “ybacaaxa”, que significa fruta assada, segundo o dicionarista Teodoro Sampaio, em sua obra Tupi na Geografia Nacional. Situado em parte do terreno da Fazenda do Mandingueiro, propriedade do capitão mor Antônio dos Santos Silva, mais tarde passou a pertencer a Dona Maria Thereza de Sá Freire. Segundo o escritor Darcy Bravo, em texto inédito publicado no livro Raízes de Minha Terra, do pesquisador Herivelto Bravo Pinheiro, editado pela Tupy Comunicações, Dona Maria Thereza casou-se com o capitão mor Francisco de Macedo Freire de Azevedo Coutinho. O casamento realizou-se em Bacaxá.
Passado
O nome do 2º Distrito, criado em 1891, se deve ao rio que nasce na Serra do Palmital, correndo para o sul e que desemboca na Lagoa de Saquarema. Em 1911, foi inaugurada a estação de trem de Bacaxá. Aí começou a evolução da localidade que já era um entroncamento de antigas vias públicas, entre elas as que faziam a ligação entre a Serra do Matogrosso, Rio Bonito e Araruama com a Vila de Saquarema. Em 1938, o lugarejo passou a se chamar Vila de Bacaxá e tornou-se sede do antigo distrito de Palmital. O posto da agência telegráfica foi inaugurado em 1943. E a primeira farmácia era uma pequena loja do senhor José Carlos da Fonseca Ramos.
Remanescente dos primeiros comerciantes locais, Seu Simeão abriu uma das primeiras lojas na Rua Professor Francisco Fonseca, o antigo Bazar Nunes, hoje Depósito de Doces Cosme e Damião. Depois vieram as Lojas Costa, com uma tradição de bom atendimento que passa de geração em geração. Seu Zé Pereira, também estabeleceu ali o ponto central de seus negócios. Seu Totonho (Antônio Pereira de Mello) chegou em 1967 e instalou a famosa Casa Santos, de material de construção. A primeira casa de noivas da cidade surgiu nesta rua há mais de 30 anos, inaugurada pela modista Creuza. É como Gil Modas, uma tradição no comércio local, sem falar nas duas peixarias, que resistem ao tempo. Ainda permanecem na rua outras testemunhas da época, como por exemplo Edilene Mendonça do Restaurante 56, o casal Jurandir e Nurimar da Ju & Nu, o Eduardo da Mako’s e o casal Elisia da Estação Criança e o oftamologista Dr. Saint Clair, de tradicional família da cidade.
Fonte: OSaqua